Segmentação de audiência: uma das bases para vender mais

segmentação do público

Neste artigo vamos desenvolver:

  1. O que é a segmentação de mercado?
  2. Por que é importante a segmentação de audiências?
  3. Quais os tipos de segmentação?
  4. Como podes vender mais através da segmentação?

O que é a segmentação de mercado?

A segmentação de mercado é um conceito que consiste em categorizar consumidores em grupos ou segmentos de acordo com as suas características.

Os consumidores são divididos com base em certos critérios ou características que os levam a ter as mesmas necessidades no que diz respeito a produtos. Posto isto, os segmentos são construídos com base em consumidores que irão responder de forma semelhante a determinadas estratégias de marketing.

Por que é importante a segmentação de audiências?

  • A segmentação de mercado permite planear campanhas de forma mais simples e eficaz, à medida que ajuda a empresa a focar-se em certos grupos de consumidores ao invés de tentar focar-se no mercado como um todo.
  • Ajuda os marketeers a serem mais eficientes no que diz respeito a tempo, dinheiro e outros recursos.
  • A segmentação permite também dotar as empresas de um maior conhecimento das necessidades e desejos dos consumidores de forma a adequar as campanhas aos segmentos que são mais prováveis de comprar os seus produtos.

Quais os tipos de segmentação?

Existem diversos tipos de segmentação, entre eles:

  • Segmentação Demográfica: este é o tipo mais comum de segmentação. A audiência é dividida em idade, género, ocupação, educação, rendimentos e nacionalidade.
  • Segmentação Comportamental: este é um tipo de segmentação que é baseado no comportamento dos consumidores.  Ao dividir os consumidores com base no seu comportamento é possível criar uma comunicação que se adeque ao seu comportamento. Para tal deves ter atenção a certos comportamentos:
    – Que ações foram realizadas no website?
    – Quais são os seus hábitos de comportamento no website?
    – Quão leais são em relação ao teu produto / marca ?
    – Qual o nível de usabilidade do teu produto ?
    – Que necessidades estão os consumidores a tentar satisfazer?
  • Segmentação Geográfica: esta segmentação consiste na divisão do mercado com base na localização. Ao saber onde os teus consumidores se encontram localizados é possível criar anúncios com localizações específicas.
  • Segmentação Psicográfica: a segmentação psicográfica está relacionada com atributos emocionais e mentais.  Esta segmentação divide os consumidores através dos seus traços de personalidade, valores, atitudes e estilo de vida. Ao entender a psicografia dos teus consumidores é possível desenvolver conteúdo com os quais os segmentos de consumidores se identifiquem.

Aprende como funciona o Instagram Shopping em 5 minutos.

Vender mais através da segmentação

Abaixo seguem os benefícios que vais obter ao apostar numa boa segmentação da tua audiência:

1. Melhoria na performance das tuas campanhas

A segmentação de mercado pode ajudar-te a melhorar a performance das tuas campanhas já que contribui a identificar as pessoas certas e as mensagens certas. Ao focares-te num segmento que pode ter mais interesse no teu produto é muito mais eficaz do que tentares focar-te numa audiência geral. Ao publicitares para uma audiência geral, o investimento financeiro será muito mais elevado e a conversão será muito menor. Contrariamente, se investires num segmento de mercado específico, a conversão irá aumentar significativamente.

2. Ajuda-te a revelar novas áreas para onde expandir

Através da segmentação também vais poder identificar novos segmentos que não estão de momento na tua área de atuação, o que te permite uma maior facilidade em termos de expansão. Ao analisares os teus dados, podes descobrir interesses que ainda não tinhas identificado como sendo dos teus consumidores.

3. Permite-te desenvolver produtos que sejam dinâmicos:

A segmentação irá ajudar-te desenvolver produtos que irão de encontro às necessidades dos teus consumidores. Desta forma, podes criar produtos segundo às necessidades do teu segmento de mercado principal e desenvolver outros produtos desenhados de acordo com outras partes da tua base de consumidores.

4. Auxilia-te no aumento do teu foco

Uma marca que tenta ser do interesse e agrado de todos, normalmente acaba por tornar-se vulgar e pouco ou nada memorável, e pode também levar a que os consumidores fiquem um pouco confusos acerca do que a marca representa. Como tal, a segmentação pode ajudar-te a manter o foco, e a construir uma identidade de marca que realmente faça sentido para ti e para a tua empresa.

5. Competitividade de mercado

Quando a tua empresa se foca num segmento de mercado específico, a sua competitividade aumenta, o que conduz a um maior ROI. Ao focar-se num segmento a tua empresa tem uma aprendizagem maior, aprendendo tudo o que tem a ver com o segmento em questão e construindo produtos que se adequam.

Aprende sobre outros tipos de segmentação: Público lookalike – a melhor forma de optimizar as campanhas digitais

Como podemos ver, a segmentação acrescenta um verdadeiro valor não só para a tua empresa mas também para os teus consumidores. Através da mesma existe a possibilidade de desenhar campanhas de marketing mais direcionadas ao teu público-alvo. À medida que a segmentação é construída irás aprender mais acerca dos teus consumidores e das formas adequadas de comunicar com os mesmos, e melhorar a tua mensagem, missão e reconhecimento.

Em suma, a segmentação ajuda-te a ti e à tua  empresa a servir as necessidades dos consumidores, onde várias secções têm diferentes necessidades, interesses e percepções de diferentes produtos e serviços. A segmentação do mercado é vital para todas as empresas.