Público lookalike: a melhor forma de optimizar as campanhas digitais

hand pressing a heart button

O público semelhante é uma ótima forma de alcançar novas pessoas que possivelmente irão ter interesse no teu negócio, já que apresentam características semelhantes aos teus melhores clientes já existentes. Vamos ver em profundidade o que é e quando convém utilizá-lo.

O que é o público lookalike?

O público lookalike é uma audiência com interesses semelhantes à audiência já existente. Esta é uma ótima ferramenta para atingir novos clientes que certamente terão interesse no seu negócio, já que, são semelhantes aos seus clientes frequentes.

Desta forma é possível encontrar utilizadores que tenham características e interesses parecidos com os dos consumidores já existentes, o que naturalmente conduz a uma segmentação mais eficaz.

Qual é o objetivo de criar um público lookalike?

De uma forma objetiva, os lookalike têm como finalidade incrementar o alcance a uma audiência, recorrendo ao uso de pessoas semelhantes à base original sobre a qual foi construída.

Através da audiência lookalike, é possível construir campanhas mais eficazes, visto que as mesmas irão estar direcionadas a um público muito semelhante ao que já consome os seus produtos.

Na prática, o objetivo desta ferramenta é bastante específico:

  • melhorar o direcionamento de campanhas de marketing
  • realizar uma segmentação mais eficaz

Quando o público semelhante é construído, é escolhido um público fonte (público no qual é baseado o público semelhante) criado com informações recolhidas através do pixel, da sua app móvel ou dos fãs da tua página.

Deste modo, otimiza os gastos e reduz o custo de aquisição de novos cliente

5 dicas que deves seguir para criar uma audiência qualificada

Construir uma audiência qualificada e com verdadeiro interesse nos produtos ou serviços que estão a ser promovidos, é sinónimo de ter uma parte do processo necessário para o sucesso de uma campanha já percorrido.

Seguem abaixo 5 dicas de como construir uma audiência qualificada:

  1. É possível escolher o tamanho do público durante o processo de criação do mesmo. Os públicos mais pequenos representam melhor o público fonte. Quanto maior for o desenho do público lookalike, maior será o potencial de alcance, no entanto haverá certamente uma redução nas semelhanças entre o público lookalike e o público fonte. Por norma, é recomendado um público fonte compreendido entre as 1000 e as 50 000 pessoas.
  2. É importante referir que é valioso ter atenção à qualidade da fonte, isto é, se o público fonte for constituído pelos seus melhores clientes ao invés de todos os seus clientes, certamente irá obter melhores resultados.
  3. Utiliza os teus contactos de email. Porque não usufruir dos contactos que já tens e usá-los como público-fonte na construção do teu público lookalike. Esta é uma forma de segmentação bastante interessante porque é possível escolher que emails pretendes usar ou usar uma lista com todos os contactos de email caso desejes uma audiência mais genérica. Recomendamos ler o nosso artigo: email marketing: as vantagens de angariar e gerir a lista contatos
  4. Os gostos nas páginas também são um factor a ter em conta. Os utilizadores que colocam gostos na tua página ou até mesmo de um concorrente são indivíduos que têm algum tipo de interesse nos produtos ou serviços em questão. Isto acaba por ser uma óptima oportunidade para si, já que estas são interações orgânicas que podem converter-se em potenciais clientes.
  5. Por último, não podíamos deixar de mencionar o Facebook Pixel, visto que esta ferramenta permite uma monitorização do comportamento dos utilizadores, principalmente no seu website. Esta é uma forma formidável de recolher dados sobre oportunidades potenciais.

5 questões para levar em consideração aquando da criação do público semelhante

A criação de um público lookalike permite alcançar uma “audiência fria”. Ao contrário das “audiências quentes”, permite com que os anúncios tenham um alcance muito maior no que diz respeito ao número de pessoas. Abaixo seguem algumas dicas que devem ser adotadas na criação de lookalikes.

  1. O teu público semelhante só vai incluir as pessoas do país ou dos países que seleciona durante a criação.
  2. O teu público fonte tem de conter, pelo menos, 100 pessoas de um único país para podermos utilizá-lo como base para um público semelhante.
  3. Podes criar até 500 públicos semelhantes a partir de um único público fonte.
  4. As pessoas do teu público fonte vão ser excluídas do teu público semelhante, a não ser que utilize um pixel como público fonte.
  5. Pode utilizar vários públicos semelhantes ao mesmo tempo para um único conjunto de anúncios. O conjunto de anúncios vai direcionar os teus anúncios para as pessoas de qualquer um dos públicos semelhantes selecionados.

Preparado para criar uma audiência lookalike?

O público lookalike é uma ferramenta que pode ser utilizada em diferentes plataformas e contextos, da forma que for mais benéfica para si. Entre as plataformas em que pode ser utilizado encontra-se o Facebook, o Linkedin, o Google e o Instagram.

Caso ache que o processo é demasiado complicado, fale connosco, teremos todo o prazer em ajudar.