Vender no Whatsapp: 10 dicas simples e eficazes

mulher a segurar o logo de whatsapp

O WhatsApp Business é uma aplicação gratuita que foi desenvolvida com a finalidade de responder às necessidades das empresas e está disponível para Android e iPhone. Esta aplicação facilita a comunicação entre empresas e clientes, disponibilizando ferramentas para automatizar, classificar e responder automaticamente a mensagens.

Como usar o WhatsApp na estratégia de Marketing Digital?

Como já sabemos, no WhatsApp original apenas nos era permitido o envio de fotografias ou vídeo em cada conversa selecionada, tornando assim mais complicado a transmissão de informações e a demonstração de conteúdos da empresa para com o cliente.

Como tal, foi então criado o WhatsApp business, com a funcionalidade de poder ajudar as empresas a implementarem estratégias de marketing mais avançadas com intuito de aumentar as vendas e implementar uma automação eficaz e fácil de colocar em prática.

O primeiro passo na elaboração das estratégias é conhecer muito bem o perfil dos clientes do negócio em questão e alinhar a comunicação com as necessidades desses clientes.

Como vender através do WhatsApp?

Após constatar que várias empresas utilizavam o WhatsApp para fins profissionais, a app de mensagens instantâneas decidiu lançar uma versão direcionada a negócios, com a implementação de algumas funcionalidades específicas como: respostas rápidas, perfis comerciais, mensagens automáticas e etiquetas. 

O WhatsApp tem ainda a funcionalidade de aceitar pagamentos, através do WhatsApp Pay, no seguimento de uma parceria entre a rede Visa e a plataforma Facebook Pay. Esta nova funcionalidade permite que tanto os utilizadores de contas pessoais como profissionais realizem transferências e pagamentos entre si, bem como enviem ou recebam dinheiro entre si pela app.

10 dicas para aumentar as vendas através do WhaptsApp

  1. Utiliza listas de transmissão e não grupos. Com o uso de listas de transmissão é possível enviar mensagens até 256 contactos diferentes.
  2. Cria um cronograma de mensagens. Como em todos os negócios, irás ter clientes em diferentes etapas do customer journey (jornada do cliente) e, como tal, cada um necessita de uma abordagem específica de forma a ajudar os clientes a ficar mais perto da finalização do processo de compra (lê este artigo para entender e dominar a jornada do cliente)
  3. Oferece conteúdo relevante. Após a criação da lista de transmissão envie conteúdo relevante que gere interesse, desde áudios e textos, vídeos ou até mesmo um resumo dos últimos posts do teu blog.
  4. Utiliza o WhatsApp para dar suporte aos teus clientes. Existem muitos clientes que preferem enviar mensagens do que ficar horas à espera de ser atendidos pelo telefone. Portanto, aproveita para resolver problemas e responder a quaisquer questões que possam existir.
  5. Constrói a tua audiência através do Facebook e Instagram. Porque não usar estas plataformas tão poderosas e usá-las a teu favor? Coloca no teu perfil o número do teu contacto de WhatsApp, desta forma é mais percetível que é possível contactar-te no WhatsApp. (Podes ter interesse neste guia rápido para vender no Instagram)
  6. Aposta na função de catálogo. Esta ferramenta permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na tua loja, juntamente com o valor. Desta forma, o processo de vendas torna-se mais rápido e dinâmico.
  7. Partilha promoções e conteúdo com os teus clientes. Aproveita as tuas listas de transmissão para enviar conteúdos diretamente aos seus clientes através desta plataforma, transformando-a também num canal de marketing digital para o teu negócio.
  8. Presta atenção ao tempo de resposta. O tempo de resposta é medido através do intervalo entre a primeira mensagem enviada pelo consumidor até a primeira resposta. Certifica-te de configurar as tuas mensagens automáticas, dando principal atenção às mensagens de boas-vindas e também o horário comercial no qual estas disponível.
  9. Cria QR Codes com convites. Se tens um negócio que produz materiais gráficos, considera criar um QR code e divulgar o link do mesmo no WhatsApp.
  10. Organiza as tuas conversas por etiquetas. Com a funcionalidade das etiquetas é possível organizar facilmente as tuas conversas e mensagens. É possível criar etiquetas com diferentes nomes ou cores e adicioná-las a conversas, grupos ou mensagens dentro de uma conversa.

A importância da automação para o WhatsApp Business

A automação permite com que a utilização do WhatsApp seja o mais prática possível. Dado que as empresas por norma têm imensos contactos com os quais devem manter uma comunicação, seria extremamente complicado enviar, por exemplo, uma imagem personalizada para cada um dos clientes. Como tal, foi criada a linha de transmissão, uma funcionalidade que permite otimizar o teu tempo e enviar uma única mensagem para várias pessoas em simultâneo.

Aprende como poupar tempo através da automação de Marketing

Em termos práticos, funciona da seguinte forma: acrescentas os números dos clientes e envias uma mensagem  como se fosse uma conversa de grupo no WhatsApp. No entanto, os clientes vão receber uma mensagem individual, que parece pensada de acordo com os seus objectivos e necessidades.

É importante frisar que as mensagens são enviadas apenas para clientes que já se encontram na tua lista de contactos. Contudo, caso estejas interessado ou interessada em aumentar o teu número de contactos, podes sempre divulgar o mesmo na assinatura do teu email ou instalar um plug-in no teu site para que o utilizador seja levado de imediato para o número da tua empresa.

Criar uma base de dados dos clientes pode aumentar as tuas vendas

Como partilhar links de divulgação pelo WhatsApp?

Através do nosso software, o Simplifier, é possível agregar um conjunto de links com diferentes produtos ou serviços e, ao mesmo tempo, monitorizar o seu percurso na web. Esta aplicação permite criar e gerar links para o número que, após serem clicados, iniciam uma conversa direta contigo. Também permite incluir mensagens padrão para iniciar as conversas com os clientes.

Ao utilizar este software juntamente com o WhatsApp é possível sincronizar os teus produtos, agrupar links, ou até mesmo fazer upselling, convertendo os visitantes em clientes ao enviar produtos que estão à procura.

Como promover os teus links de pagamento?

  • Faz uma promoção imperdível para os primeiros 5 clientes da semana e cria um link de pagamento com apenas 5 produtos.
  • Faz uma promoção relâmpago de apenas 24 horas.
  • Constrói kits de produtos específicos e cria um link com uma quantidade limitada desses kits. Envia para os teus clientes mais leais e apresenta esta oferta como exclusiva para os clientes mais antigos da empresa.

Continua a ler: Como desbloquear uma conta do Facebook?