Vender mais? 5 Dicas que o poderão ajudar

8 de Janeiro de 2020

Quem não quer vender mais que atire a primeira pedra! 

Qualquer negócio procura sempre mais vendas, mais clientes, mais lucro – nós não fugimos a essa regra e certamente você também não! O terror de qualquer negócio é a falta de vendas, e achamos que para além de trabalho árduo e alguma sorte, se aplicar estas 5 dicas vai sentir os bolsos mais pesados no fim do mês.

1. Palavras chave: utilize as palavras certas para descrever o seu produto/serviço

Cada vez mais existe uma panóplia de escolhas entre produtos e serviços similares uns aos outros. Por isso, o seu tem que se destacar da concorrência. Utilizando as palavras certas pode estar a garantir que a escolha de um potencial cliente caia para o seu lado. Algumas dicas seguem:

  • Utilize as palavras certas para o cliente certo. No Marketing digital é essencial saber descrever o seu produto e saber como os seus potenciais clientes o procuram, isto chama-se keywords e SEO.
  • Mostre que você é melhor. Através de comentários e casos reais de outros clientes seus, pode fazer a diferença no fecho de um negócio.
  • Questione, questione, questione e responda. Perceba o problema antes de dar uma opinião.

2. Segmente a sua audiência

Pode vender de tudo um pouco, mas a sua audiência poderá não estar interessada em certos produtos que vende. Saiba o que vende e para quem vende. Com a ajuda de uma empresa de marketing digital pode conseguir perceber quem o procura e o que quer comprar, fazendo então campanhas focadas e segmentadas, para evitar o menor desperdício do seu orçamento e trazer o máximo lucro. Poderá encontrar mais abaixo neste artigo mais sobre a nossa solução!

3. Ajuda visual

Falar com clientes é muito bonito, descrever um produto é muito bonito, ter o conhecimento para esclarecer dúvidas é muito bonito, mas sabem o que é mais bonito? Apoio visual! Não é ao acaso que se diz que os olhos também comem. 

Se um vendedor estiver equipado para mesmerizar um cliente, a venda será a mais suave de sempre. Vamos então imaginar dois cenários:

  1. Imagine que tem um potencial cliente à sua frente e abre a sua pasta e começa a tirar panfleto atrás de panfleto, revista atrás de revista, flyer atrás de flyer e quando dá por si o seu potencial cliente tem um autêntico arquivo em mãos e começará a sentir-se incomodado porque, para além de os olhos comerem, as mãos também falam.
  2. Agora imagine que abre a sua pasta, tira de lá um tablet e tem um catálogo digital onde mostra o seu stock, tem a ajuda de filtros para ir ao encontro das necessidades imediatas desse cliente e que poderia fechar a venda nesse exato momento.

Escusado dizer que a opção 2 seria a mais correta a escolher para um tipo de venda tranquila e fácil. Nunca se esqueça que apesar de o seu produto ser o melhor do mundo vai sempre precisar de meios que o ajudem a fechar negócios facilmente.

4. Feiras e eventos

Esta dica nem deveria estar nesta lista, pois é completamente obrigatório para qualquer negócio participar em feiras e eventos. Porquê?

  • Fortalecimento da marca – Todas as pessoas que se deslocaram a uma feira ou evento vão notar a sua presença. Este reconhecimento da marca vale o esforço de comparecer vez após vez.
  • Aumentar a rede de contactos – Uma oportunidade de ter acesso directo a fornecedores e possíveis parceiros em negócios e em investimentos.
  • A concorrência – Para ser competitivo terá que ficar de olho no que a concorrência está a fazer, e não existe lugar melhor do que em feiras ou eventos. 
  • Lançamento de novos produtos – Vai perceber que o feedback é instantâneo e a interação com o público presente garante se existem melhorias a fazer no produto ou na forma de o comunicar.

Após estas feiras ou eventos junte todos os contactos e faça uma campanha de email marketing, quem sabe poderá surgir novos negócios e/ou oportunidades de venda.

5. Avaliações e comentários

Os seus melhores vendedores são os seus clientes. Em 2014 a BrightLocal fez um estudo em que concluiu que 90% dos consumidores confiam nas avaliações online e que procuram sempre esse tipo de feedback, nesse mesmo relatório ainda consta que 85% dos consumidores lêem pelo menos 10 avaliações antes de confiar num produto ou website.

Avaliações com estrelas, comentários ou “thumbs up/down” são fatores que apesar de não terem preponderância na decisão final de um consumidor, apontam-nos para um caminho final de SIM ou NÃO.

Saiba como vender mais com um agregador de links

Automação de Marketing para vender mais

Nesta lista podiam existir mais um ou dois pontos mas por enquanto assumimos estes como fulcrais no aumento das vendas. O culminar de todos estes pontos irá, garantidamente ajudá-lo em não só vender como na exposição da sua marca e trabalho!

A Logrise criou um robot de inteligência artificial que tem como objectivo a retenção do cliente e a rentabilidade de dados digitais, aumentando as vendas diretas no website.

Através do cruzamento da base de dados dos nossos clientes e o tráfego gerado no seu website o nosso robot Amplifier cruza a informação, analisando e criando audiências, oferecendo uma comunicação direta (marketing 1-to-1) e campanhas para potencializar a reincidência da compra. Estes processos são todos criados de forma autónoma através de uma monitorização contínua dos registos tornando-se assim no seu braço direito de negócios e execução estratégica.