Relatórios de Marketing: não saber interpretar resultados pode impactar negativamente

papeis e computadores sobre a secretária

Embora nós próprios façamos vários relatórios, temos a tendência em esquecer que os nossos clientes não têm o mesmo know how que nós, onde certos KPIs e performance podem passar despercebidos – por isso, criamos este artigo especialmente para ti!

O que é um relatório de marketing?

Um relatório de marketing é o processo de medir o progresso, mostrar valor e identificar etapas acionáveis para melhorar o desempenho de marketing e cumprir os teus objetivos.

O que perguntar à agência de marketing digital?

Especifica o que é importante

Na ausência de orientação, nós ou outra agência de marketing digital vamos fazer um relatório com dezenas de métricas diferentes que provavelmente nunca ouviste falar ou que não te dizem nada. 

Neste passo é importante haver uma comunicação contínua e dinâmica das tuas prioridades digitais. Normalmente, a captação de contactos, gastos, estratégias tomadas são as métricas mais importantes de uma campanha digital.

É extremamente fácil para uma pessoa que faz do marketing a sua vida mostrar aquilo que melhor correu numa campanha, enterrando o que realmente importa, tornando então uma má campanha em métricas estranhas e ilusões de sucesso.

Não só os relatórios vão se tornar mais fáceis de ler, como vais ter um melhor alinhamento com a tua agência digital onde os vais obrigar a focarem-se nas métricas que mais importam para ti.

Pede comparação!

Uma única métrica sozinha e isolada nunca vai dizer nada. Podes sempre pedir à tua agência para fazer comparações com períodos. É sempre preciso contexto nos números para estes fazerem sentido determinado então se este é bom, mau ou indiferente.

Lembra-te que não há duas campanhas iguais, nem dois negócios iguais – o que pode ser “bom” para um cliente pode não ser bom para ti.

As principais métricas do relatório de marketing

Obviamente que uma agência de marketing irá colocar quase de tudo num relatório – pois as métricas estão todas interligadas entre si. Porém, como cliente, estarás apenas interessado em apenas alguns indicadores como por exemplo as conversões, o custo delas ou até mesmo o custo por clique.

Normalmente utiliza-se várias métricas porque estas ajudam o especialista de marketing a ter uma noção das próximas estratégias que poderá traçar. Agora cabe ao especialista arranjar maneira de dar mais brilho àquilo que foi combinado entre cliente e agência em termos de suas metas e objetivos, e quais métricas melhor demonstram o retorno sobre o investimento (ROI). Normalmente, essas estatísticas incluem o seguinte:

  • Fontes de canal – quais canais estão tendo o melhor desempenho e gerando mais cliques / leads
  • Conversões / lead – uma lista do volume de pessoas que mostram potencial para tornarem-se clientes por meio de ações num site ou num evento
  • Receita
  • Custo por aquisição / lead
  • Cliques
  • Compra
  • Palavras-chave
  • Anúncios de pesquisa
  • Taxa de rejeição

Normalmente estes são os KPIs mais comuns que poderão responder às tuas perguntas sobre a performance das campanhas.

Conversões: a métrica mais importante

Como já mencionamos noutro artigo (Conversões, taxas e vendas no e-commerce), as conversões servem para verificar a eficácia dos anúncios junto dos consumidores.

Ao fazer um tracking das conversões é possível:

  • Ver quais as palavras-chave, anúncios, grupos de anúncios e campanhas que apresentam melhor desempenho para impulsionar as conversões.
  • Entender o retorno sobre o investimento (ROI), permitindo com que as tomadas de decisão sejam melhores informadas sobre os gastos com publicidade para as próximas campanhas.
  • Usar diferentes tipos de estratégias de Lances inteligentes que ajudaram a otimizar automaticamente as campanhas de acordo com as metas de conversão.
  • Obter uma imagem clara do caminho que os teus clientes estão a fazer antes de realizarem uma conversão. (Aprende a interpretar a jornada do cliente neste artigo

Conversões a 0? Algo se passa!​

Se a campanha mostra zero resultados ou das duas uma:

  • A campanha está a ser um autêntico FLOP
  • Quem fez a campanha não colocou uma métrica de conversão

É certo que nem todas as campanhas que são criadas têm como objectivo a conversão, mas esta é a métrica que mais se usa para vender ou registar novos formulários (leads).

Se não podes medir, não podes gerir

É aqui que vamos tentar vender o nosso “peixe”. O Amplifier junta todas as plataformas num só sítio, recolhendo dados e fazendo as otimizações de forma automática e autônoma, apresentando os dados em tempo real. E quando dizemos dados falamos dos KPIs que mais importam – não escondemos nada por trás de mil e uma métricas de encher chouriços.

Para além de poder usufruir de um software com Inteligência Artificial tem também uma equipa humana a trabalhar consigo para fazer do seu negócio crescer de forma sustentável e natural.

Dashboards intuitivos, fáceis de navegar e um design moderno fazem do Amplifier uma ferramenta essencial para qualquer negócio que esteja na aventura do marketing digital. O custo é bastante acessível e a formação está incluída no preço! Ficou com curiosidade? Contacte-nos hoje e comece a vender mais amanhã!

Às vezes, por não fazer um pequeno investimento, acabamos por pagar a mais. Presta atenção porquê não estas a ter resultados. Identifica estes 9 sinais de que precisas ajuda em markeitng digital