O que é E-Commerce e porquê está na boca de todos?

Quem não tem E-Commerce, está a perder

Se tens um produto físico e não tens um e-commerce (loja online), estás a perder dinheiro!

Antigamente, para vender em novas localidades tínhamos de ir de malas às costas com o produto de porta em porta a ver se alguém queria comprar, e muitos dos grandes negócios começaram assim. Mas, como é óbvio, isso já está ultrapassado (para não falar que a gasolina está cada vez mais cara).

Depois evoluímos e, para expandir o negócio, começamos a abrir lojas físicas em várias localidades para conseguirmos chegar ao máximo de pessoas possível. Mas o que é que acontece? Aumentamos as vendas mas também aumentamos os custos.

Se pudéssemos alcançar milhões de pessoas sem gastarmos gasolina nem termos de abrir uma loja em cada canto da cidade, como os chineses, não seria incrível?

Mas então, o que significa E-Commerce?

Um E-commerce é uma loja online, onde podemos divulgar e vender todos os nossos produtos ou serviços para qualquer canto do mundo, em qualquer língua e sem termos de sair de casa. No caso das lojas virtuais, o tráfego é livre para receber quantos clientes quiser, a qualquer hora do dia ou da noite, sem fronteiras.

O que é preciso para montar uma loja online?

Claro que para criar um comércio eletrônico existe um investimento. O mesmo acontece quando abrimos uma loja física, mas os custos são muito mais reduzidos e muito mais rentáveis. Mas por onde começar? 

De forma simplificada, considere que os seus gastos iniciais vão ser divididos em três categorias:

  1. Estrutura básica da loja: o website;
  2. Divulgação;
  3. Gestão e Otimização.

Como deves imaginar, é difícil estimar valores de forma genérica, uma vez que o investimento necessário depende do tamanho do negócio e do ramo de atuação. Porém, separamos algumas informações que podem ser úteis para criar uma loja online:

Esqueça a ideia de que é possível ter uma loja virtual com custo zero. Os sites oferecidos não são opção, só geram problemas mais tarde.

Isso não quer dizer que precisa investir uma pequena fortuna para montar o seu ecommerce. Com a evolução da tecnologia, é possível encontrar excelentes opções de plataformas de e-commerce ou empresas com preços acessíveis.

Apesar da importância do preço, não te podes esquecer de que a escolha não deve ser baseada nesse requisito. O mais importante é que tenha as funcionalidades necessárias para o seu negócio. A melhor maneira para não correr o risco de jogar dinheiro no lixo é procurar uma empresa especializada em websites e e-commerce. 

Seja qual for o seu negócio B2C, B2B ou C2C, para ter uma loja online o principal é ter o produto e a marca, o resto é peanuts.

Começar um E-Commerce pode ser simples com um pouco de ajuda

A transição do físico para o online pode parecer assustadora, mas lembra-te de que já fizeste a parte mais difícil: criar uma marca e produtos que as pessoas adoram.

A transição para o e-commerce vai ao encontro do que os seus clientes gostam do offline para atrair um novo público do online. Se acha que precisa de ajuda nesta fase de transição, peça um orçamento gratuito às agências de marketing digital.

Saiba a nossa solução clicando no link abaixo.