O email marketing está em desuso? 5 motivos para apostar no e-mail marketing para fidelizar

envelope contendo um homem com um alto-falante

Isso mesmo, leste muito bem: 5 motivos para apostar no e-mail marketing para fidelizar os seus clientes, porque se achavas que o e-mail marketing estava morto, enganas-te, porque está vivo e bem vivo, e já vais perceber o porquê. Mas primeiro…

O que é o e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia essencial do Marketing Digital para qualquer empresa profissional que quer um relacionamento próximo com os seus clientes, e claro, aumentar as suas vendas.

Como o nome indica, é baseado numa comunicação via e-mail, onde normalmente se usam plataformas de e-mail marketing para se poder enviar em massa a informação que queremos comunicar de uma maneira muito mais otimizada e que nos dão os resultados em tempo real.

Essas plataformas têm também alguns templates de e-mail que podemos utilizar para dar um ar mais apelativo/original ao nosso e-mail, e para que também seja mais fácil a sua leitura e sua interpretação.

5 Motivos para apostar em e-mail marketing

  1. O atendimento vai além da compra/consulta: com o e-mail marketing, podemos enviar mensagens automáticas de orientações pré e pós consumo e assim conseguimos garantir que estamos sempre em contacto com o cliente. 
  2. Ótima relação custo x benefícios: ao contrário de muitas outras estratégias de marketing, o e-mail marketing tem um custo mais reduzido. O único custo é da plataforma (depende do nº de contactos) e se tem alguma parceria com uma empresa de marketing. Além disso, fidelizar clientes é muito mais barato que atrair novos clientes, por isso investir na fidelização pode ser muito mais benéfico do que focar todas as energias em anúncios, por exemplo.
  3. Comunicação personalizada com os clientes: a grande vantagem do e-mail marketing é que podemos personalizar o email assim como o conteúdo e comunicar com o cliente certo, na hora certa. Por exemplo, temos um produto direcionado para o público feminino, podemos criar um e-mail marketing com esse produto e enviar apenas para o público feminino.
  4. Os teus conteúdos tornam-se uma referência para os teus clientes: estamos na era da informação mas a verdade é que não podemos acreditar em tudo o que está na internet. Para ajudar os clientes podemos compartilhar informações verídicas e úteis, ou seja, enviarmos aos nossos clientes informações sobre a área que dominamos e que lhes podem ajudar na sua vida ou negócio. Isso vai ajudar a que eles confiem mais em ti e nos teus serviços.
  5. A relação com o cliente torna-se mais forte e duradoura: não é fácil arranjarmos tempo para falar com todos os nossos clientes. Com o e-mail marketing a comunicação torna-se automática, mas não perde a humanização e muito menos a qualidade.

Passo a passo para iniciares a tua estratégia de e-mail marketing

Se quiseres usufruir de todos esses benefícios, segue estes passos:

  • Pensa no tipo de e-mails que queres enviar, por exemplo: conteúdos, inquéritos de satisfação, “feliz aniversário” , reemarketing, etc…;
  • Cria um plano, escolhe as datas. Por exemplo, aproveita datas comemorativas para enviar e-mails;
  • Escolhe uma ferramenta de e-mail marketing, para que possas ter processos otimizados, rápidos e simples. Por exemplo, o Simplifier; permite agrupar vários produtos num único link e enviar emails para os teus clientes. Esta ferramenta vai te avisar quando algum destinatário abriu a mensagem e quais links clicou. Assim, melhoras e a experiência do potencial cliente e monitorizas o que ele procura. Esta ferramenta é gratuita.
  • Envia conteúdo relevante e útil para o teu cliente. Escreve de uma forma humanizada, curta e objetiva.
  • Tem consistência. Independentemente da estratégia, tenta ser consistente, e não deixes o e-mail marketing de lado;

Monitoriza os resultados

Segue todos estes passos e com o tempo vais ver os resultados a aumentar, fidelizando mais os teus clientes. Não te esqueças que deves ir acompanhando as métricas dos teus e-mails para que possas saber o que atrai mais o teu cliente para melhorar cada vez mais os seus resultados.