Porque é que o Marketing Digital é importante para as pequenas e médias empresas?

Marketing Digital é para qualquer tipo de negócio

O marketing digital tornou-se uma necessidade no mundo atual, movido pela Internet. Com mais de 3 bilhões de utilizadores na Internet em todo o mundo, poderíamos pensar que criar um site é uma tarefa óbvia para qualquer empresa que deseja ter sucesso, experimentar um crescimento constante e aumentar as vendas. No entanto, muitas pequenas e médias empresas (PMEs) pensam que o mundo online está fora do seu alcance, pela razão de talvez considerarem muito caro ou acharem que não vão chegar ao seu público-alvo.

A Internet é uma parte essencial da vida da maioria das pessoas, e os consumidores estão cada vez mais acostumados a ver produtos ou marcas online e também nas redes sociais antes de decidir o que comprar. 

Embora possa ser um desafio para pequenas e médias empresas implementar estratégias de marketing digital, vale a pena o esforço. Quando feitos corretamente, esses métodos têm o potencial de gerar excelentes resultados a curto e longo prazo. Uma campanha de marketing digital usa a Internet para atingir o público-alvo. Motores de pesquisa e redes sociais tornaram-se ferramentas poderosas para profissionais de marketing em todo o mundo. Qualquer tipo de negócio pode beneficiar. Tudo o que precisa é adaptar a sua campanha de marketing para maximizar o seu alcance e obter mais clientes interessados no seu negócio.

3 vantagens de investir em Marketing Digital

Qualquer pesquisa na internet vai-lhe dar um top 10 razões para ter marketing digital. Porém, como estamos a falar de pequenas e médias empresas resumimos em 3 pontos o porquê de ser fulcral começar HOJE a investir em marketing digital:

  1. Alto ROI

O Marketing Digital tem um ROI maior quando comparado ao marketing tradicional, pois este incorre em custos caros variados dependendo das plataformas. Existem três custos principais em todas as estratégias de marketing tradicionais: custos de desenvolvimento, produção e publicação; isso é válido para anúncios de TV, revistas, jornais ou rádios nacionais ou regionais. 

O marketing digital, por outro lado, é muito mais acessível. As campanhas de marketing digital podem ser adaptadas a quase qualquer orçamento e o seu custo de publicação é praticamente reduzido a zero, já que tudo é feito principalmente através do seu próprio site e redes sociais. Além disso, não há necessidade de um compromisso de longa data, uma vez que os canais de tráfego do site, como o pay-per-click (PPC) e email marketing, podem ser modificados ou atualizados regularmente. O email marketing é uma excelente ferramenta que permite atingir tanto clientes potenciais como atuais quase que instantaneamente, facilitando a promoção da sua marca e gerando tráfego relevante para o seu website.

2. Proximidade das Audiências 

O marketing digital tem como objetivo chamar a atenção do seu público-alvo. 

O marketing de conteúdo, a otimização de pesquisa (SEO) e o marketing de redes sociais – três pilares do marketing digital – envolvem o desenvolvimento de uma estratégia para criar conteúdo que seja relevante para o seu público facilitando o processo de procura e de chegar até si. 

Sabia que 61% das pesquisas online são sobre críticas a produtos e/ou serviços? 

Pense no que um site otimizado, com conteúdo envolvente e de alta qualidade, com publicações relevantes nas redes sociais e críticas podem fazer pela sua empresa! Curiosamente, o marketing de conteúdo pode gerar até 3 vezes mais leads do que as estratégias de marketing tradicionais, com um terço do custo. As campanhas de marketing digital permitem-lhe criar consciência da marca e permite também que esteja constantemente em contato com os seus clientes e potenciais clientes, ganhando a sua fidelidade ao deixarem críticas sobre si.

3. Resultados (ou a falta deles) 

Estes podem ser vistos quase imediatamente! Aqui falamos de outro pilar do marketing digital, métricas e análises. Os resultados de uma campanha de marketing digital podem ser medidos em horas e às vezes até em minutos depois de terem sido lançados. Uma medida do seu sucesso ou fracasso pode ser obtido graças a ferramentas como o Google Analytics, que permitem monitorizar como o público está reagindo às suas estratégias praticamente desde o início. Ao usar esta ferramenta que monitoriza e relata o tráfego do seu site, pode obter informações valiosas que o ajudarão a saber se está no caminho certo. Por exemplo, pode saber mais sobre o grupo demográfico que visita o seu site, o que as pessoas estão procurando, que campanha é a mais bem-sucedida e qual tem uma taxa de conversão mais alta.

Com estas informações a apenas alguns cliques de distância, é mais fácil implementar mudanças e adaptar a sua estratégia de marketing digital à resposta do seu mercado.

Saiba mais sobre o ABC do Marketing de Conteúdo

Quanto dinheiro investir para ter uma campanha bem sucedida?

 

A estratégia de marketing digital já não é só para as grandes empresas, nesta era digital encontra-se disponível para qualquer negócio! Não pense que vai competir com os grandes tubarões do mercado, pois com campanhas bem feitas e segmentadas encontrará certamente o comprador certo para o seu negócio.

Pegando na Coca Cola como exemplo – eles gastam qualquer coisa como 3.3 bilhões de euros ao ano em publicidade…é muita coca cola! Mas, o seu negócio não é uma Coca Cola, não está a publicitar para o mundo inteiro, nem tão pouco para toda a população mundial. O que queremos dizer com isto, ao longo dos nossos anos de existência, já vimos campanhas a serem bem sucedidas com 1, 2, 5, 10 e 15 euros diários para serem bem sucedidas – tudo vai depender do negócio, a sua dimensão, o que vende, para quem vende – variável atrás de variável atrás de variável. O que interessa ao fim do dia é que tenha um profissional ou uma agência de marketing digital que perceba o que faz! Nem todas as campanhas precisam de rios de dinheiro, quando se percebe o que se faz, consegue-se os melhores resultados ao mínimo custo.

Existem muitas agências e profissionais de marketing digital e consultores. Faça uma prospecção de mercado, investigue quem o pode ajudar pelo preço mais razoável conforme as suas necessidades.