A Inteligência artificial pode ajudar na tua estratégia de Marketing Digital

duas mãos a a fazer contacto com os dedos

Mas afinal o que é isto de Inteligência Artificial ou IA? Apenas um chavão da indústria ou algo mais? É isso que vamos procurar explicar neste artigo, assim como poderás usar a mesma a teu favor.

Define-se assim como

um sistema que percebe seu ambiente e toma atitudes que maximizam suas chances de sucesso”[1].

Visto assim, considera-se um sistema com Inteligência Artificial algo que ajuda a maximizar as oportunidades da empresa.

Podemos dizer que todos os sistemas trabalham para ti, enquanto estão compostos de algoritmos que vão ajudar-te na toma de decisões. O que é um algoritmo?

“é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema.”[2]

Tendo definido os conceitos base, passamos então à ação. Como é que a Inteligência Artificial ajuda o teu negócio?

Para responder a essa questão vamos estruturar as ideias em duas áreas – vendas e marketing. E perceber então a aplicabilidade de IA nesses contextos.

Qual a aplicabilidade de IA no contexto de vendas e marketing?

Vendas

Existem diversas aplicabilidades em vendas, mas as mais relevantes são:

  • A possibilidade de criar oportunidades de venda sem que necessariamente seja o Gestor de Conta / Vendedor a fazer o mesmo – cruzar comportamentos de compra e perceber qual é a probabilidade.
  • Conseguir tirar o perfil/segmento do cliente através do seu comportamento no site, sendo possível depois criar uma relação mais personalizada com os clientes. É perceber as necessidades do cliente primeiro que ele. Vejamos um exemplo prático: através da Inteligência Artificial percebemos o comportamento de compra dos clientes numa mercearia online, tendo depois adaptado as campanhas ao próprio comportamento dos mesmos. Assim, adaptamos a estratégia digital ao cliente, só usando os dados que o cliente já disponha. 

Marketing

O marketing existe para potenciar oportunidades à empresa, logo a ligação à inteligência artificial é mais que natural, nomeadamente no Marketing digital.

Um exemplo da inteligência artificial aplicada ao marketing é a possibilidade de reunir dados de várias fontes como Facebook, Google, Twitter, LinkedIn, etc.

Os dados são automaticamente tratados de forma a providenciar algum tipo de insight, dica de melhoria ou até uma acção imediata – caso uma campanha esteja com um custo muito alto, um sistema de inteligência artificial poderá solicitar que o mesmo seja parado.

Para além disso, poderá ainda despoletar revisões de acordo com os comportamentos, por exemplo fazer um teste A/B para perceber se uma campanha está a  funcionar pior com um tipo de imagem.

Resumindo, o essencial é perceber que Inteligência Artificial em Marketing não é apenas uma miragem em que as maiores empresas têm acesso e as PME’s passam ao lado – a Logrise tem como missão principal democratizar esse acesso e colocar à disposição de todas as empresas as melhores práticas de mercado usando o Amplifier para fazer isso.

Tendo isso em consideração, mais que um custo é um investimento que tem que fazer no teu negócio – a transformação digital não faz sentido se não colocarmos algo a trabalhar connosco para dar a conhecer a nossa empresa a mais potenciais clientes. Assim, a inteligência artificial entra como o braço direito que te pode ajudar a alavancar o negócio, quer através de mais vendas, quer através de melhor Marketing.

Concluímos assim que a inteligência artificial não é só uma tendência, mas algo que veio para ficar e que poderá ser a diferença em relação aos seus concorrentes.

Fontes:
[1] Definição retirada em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_artificial
[2] Definição retirada em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo