Como desbloquear uma conta do Facebook

mão a mostrar um smartphone. Computador por trás

Se existe algo mais irritante no Facebook, é quando decidem bloquear a nossa página ou a conta de anúncios e nem nos apresentam um motivo. É um pouco como as borbulhas, quando menos esperamos lá aparece uma para estragar tudo.

Preferimos não ter de escrever este artigo, era sinal que isto não acontecia, mas infelizmente já se tornou algo tão recorrente o Facebook começar a bloquear contas, que decidimos criar este artigo para explicar algumas ações que podem levar ao bloqueio e como podem resolver a situação.

Ter a página ou a conta de anúncios bloqueada é horrível, mas não é o fim do mundo, e como tudo na vida, existem várias soluções. Mas primeiro vamos ver alguns motivos que levam o Facebook a bloquear as nossas contas ou páginas.

 

4 motivos que levam o Facebook a bloquear a Página ou conta de anúncios

Acreditem ou não, na maior parte dos casos de contas de anúncios bloqueadas no Facebook, o anunciante teve culpa no cartório. Noutras palavras, se tens a conta bloqueada, certamente é porque deves ter infringido alguma das políticas de publicidade do Facebook, violando alguma regra. Recomendamos fortemente que leias as diretrizes para anúncios para evitar problemas no futuro. Tais como:

1) Falta de Informações na Página

Se, por exemplo, estás a fazer anúncios para páginas, que não contém informações adicionais sobre a empresa ou sobre o produtor, tais como: CNPJ, endereço, telefone para contato, chat online, etc. Ou seja, coisas que passam mais segurança para as pessoas que desejam comprar, é como se tecnicamente não existisse negócio. Diante disso, o Facebook pode bloquear o anúncio, com receio de que seja algum tipo de golpe ou fraude.

A verdade é que temos de pensar como se fossemos o cliente. Sentimo-nos seguros em clicar num anúncio e cair numa página de vendas que não nos fornece nenhuma informação de contato? E se precisarmos tirar uma dúvida ou pior ainda, reclamar sobre algo pós venda. Vamos reclamar a quem?

2) Página com Vídeo em Auto Play

O Facebook também não gosta de páginas que já abrem com um vídeo tocando em auto play. Nós sabemos que isso pode auxiliar na sua taxa de conversão, mas não é a melhor maneira na visão do Facebook, uma vez que essa não é uma experiência interessante para todos os visitantes.

3) Relevância do Site e da Fanpage

O Facebook possui algumas métricas para determinar se uma fanpage fornece informações relevantes para os utilizadores ou apenas é utilizada para criar anúncios “invasivos”. Além disso, eles também observam o domínio do seu website e verificam ao longo do tempo, a qualidade das páginas. Essencialmente, precisas entregar valor para o utilizador ao invés de quereres apenas capturar o e-mail dele ou fazer uma venda imediata.

4) Promessas Exageradas

O Facebook  fica atento às promessas exageradas na descrição dos anúncios. Ou seja, evite coisas do tipo: “Clique aqui e descubra como se tornar um milionário em 1 minuto” ou “Revelada a cura do cancro, leia mais aqui”. Ou seja, inverdades são bloqueadas nas contas de anúncio e podem ter a certeza que os algoritmos do Facebook possuem uma inteligência avançada para detectar esses tipos de propagandas enganosas.

Sabes qual a melhor forma de optimizar as campanhas digitais? Aprende mais sobre o Público lookalike para melhorar as tuas campanhas.

O que fazer quando a conta é bloqueada?

Esses foram alguns motivos que podem contribuir para o bloqueio da página ou da conta de anúncios e que podem ser evitados. No entanto, existem inúmeros outros motivos que são um pouco mais difíceis de perceber como resolver, e aí entra o contacto com o Facebook Suporte. Todavia, existem alguns passos que podemos dar antes, pois são das primeiras coisas que nos pedem para fazer.

1) Verificar a Qualidade da conta

O Facebook algumas vezes indica logo o motivo do bloqueio e isso normalmente encontra-se na Qualidade da conta. Nessa mesma página encontra-se um botão azul que diz “Pedir revisão”. Se esse botão se encontrar ativo, então aí deves clicar e pedir uma revisão da conta. Muitas vezes apenas isso ajuda o Facebook a perceber que, ou a conta não tem nenhum erro e desbloqueiam ou enviam e erro e explicam quais os passos a seguir.

Para verificares a tua área de qualidade de conta segue estes passos:

Facebook Business Suite > Mais Ferramentas > Gestor de anúncios > Todas as Ferramentas (os três traços no canto superior) > Qualidade de conta

2) Falar diretamente com o Suporte do Facebook

Enviar e-mail para o suporte Facebook pode se tornar inútil, porque muitas vezes levam uma eternidade a responder e acabamos por ter o negócio parado e sentimo-nos como se tivéssemos as mãos e os pés atados.

O melhor nestes casos de bloqueio de conta ou problemas no método de pagamento, ou anúncio reprovados é falar diretamente por chat com alguém do suporte da rede social.

Como podes fazer isso? Fácil, pesquisas Facebook suporte, entras no primeiro link do Facebook, dentro dessa página no canto superior direito vais encontrar a palavra “Suporte”. Clicas em cima dela e de seguida “Entrar em contacto com o suporte de publicidade”. Daí basta selecionares qual o motivo que levou a fazer o pedido de contacto e colocares os teus dados, a partir desse momento irá abrir uma janela de Messenger e é só aguardar a entrada do assistente do suporte.

O Facebook bloqueia o Facebook desbloqueia!

Caso sigam estes passos todos e não consigam resolver o problema, falem connosco, temos a certeza que juntos encontraremos uma solução.

Tens uma loja online? Então descobre como utilizar o e-mail marketing para fidelizar clientes