Angariar e gerir a lista contatos pode aumentar as tuas vendas

ecrã que mostra. uma plataforma de email

Uma lista de contatos em marketing serve como chave para qualquer organização B2B e é uma das primeiras coisas que qualquer empresa deve fazer.

Noções básicas de uma lista de contatos em marketing

Idealmente, uma lista de contatos contém todas as pessoas para quem o teu produto (ou serviço prestado) foi vendido ou que mostrou interesse, mas a venda (por algum motivo) não acabou por acontecer.

Depois de ter um número razoável de pessoas na sua lista de contatos de dados, podes começar a comunicar a tua mensagem, com o objetivo de criar inicialmente o reconhecimento da marca e, em seguida, gerar potenciais clientes ou up selling opportunities aos já existentes.

Construir uma lista de contatos

Já mencionamos que quem comprou o teu produto ou serviço deve constar na tua lista de contatos! Para além desses, deves também adicionar pessoas de interesse que de um modo digital ou fisicamente (networking) facultaram um e-mail.

O mais importante e o qual nunca poderás esquecer é que é necessário ter a permissão do contato para poder enviar um e-mail e armazenar os seus dados pessoais. Há muitas maneiras de angariar essas informações de contato, embora em todos os casos tens de ter cuidado para garantir que o teu produto ou serviço seja relevante.

Se for um primeiro contato, apresenta o teu produto e mostra várias razões pela qual esse contato poderá sair a ganhar. 

NOTA: Não te esqueças de dar ao contato a oportunidade de cancelar e sair da tua lista de Email Marketing!

Contatos Existentes

Lembra-te de atualizar os teus contatos com outros contatos que já tinhas, como por exemplo contatos pessoais, se o teu produto for adequado para eles, clientes antigos e atuais. 

Uma boa prática seria telefonar para todos os teus clientes antigos para confirmar se estes estão felizes e se estão dispostos em receber e ficar a saber do seu novo produto/serviço.

Website

No teu website, é super importante ter um campo onde possas recolher informações de quem o visita – como por exemplo através de um formulário ou um campo de subscrição de newsletter. Oferece algo como moeda de troca pelo email.

Comunicação a partir da lista de contatos

Depois de, finalmente, ter construído uma boa base de dados de email marketing, podes começar a enviar emails. O email marketing é muito barato, existem vários tipos de serviços na internet que fornecem este tipo de produto por poucos euros ao mês.

Email Marketing

Quando se trata de enviar uma mensagem regularmente para todos os contactos que optaram por receber essa comunicação, nada supera o bom e velho e-mail. 

Podes enviar diferentes emails para diferentes grupos de pessoas se tiveres segmentado a lista de contatos.

Não vamos aqui entrar em como escrever o email perfeito para o cliente ou potencial cliente, mas deverás manter a sua lista de contatos atualizada. Remove os e-mails devolvidos e cancelados ou poderás ser sinalizado como spammer, se isto acontecer, terás o infortúnio de todos os teus e-mails serem devolvidos ou terminarem em filtros de spam.

Para aprofundar mais em como criar campanhas de sucesso, podes ler este guia passo a passo para iniciares a tua estratégia de e-mail marketing

Conteúdo

Irónicamente, enviar uma carta pelo correio tem alguns custos associados, dependendo do tamanho, peso e conteúdo. Portanto, não tenhas problemas em contratar uma equipa que faça a gestão do teu Email Marketing e que faça a escrita do email – são profissionais que sabem como compor e onde colocar os CTAs corretos.

Segmentar a lista de contatos

Quanto mais contatos angariares, melhor deverá ser a organização. Faz diferentes listas de…

Clientes, potenciais clientes e curiosos

Certamente vais querer separar os teus clientes existentes dos “potenciais clientes” e “curiosos”. Potenciais clientes são aqueles com quem já tiveste uma conversa e que mostraram interesse. Um “curioso” é apenas um nome na lista, alguém que suspeitamos que deveria estar interessado, mas com quem não tivemos nenhuma interação.

Então, podes querer enviar comunicações com mais frequência para pessoas que recentemente expressaram interesse na tua oferta, usando uma campanha de marketing por gotejamento.

Descobre como Automação de Marketing segmenta a base de contactos da empresa, de acordo com os critérios que tu definas.

Lista de contatos e o Marketing

Como em praticamente todas as atividades de marketing, construir uma lista de contatos leva o seu tempo, e não deves esperar uma afluência enorme de leads e vendas quando envias a primeira comunicação. Mas com o passar dos anos, à medida que a lista de contatos cresce e as pessoas vão ficando familiarizadas com a tua marca e produto, poderás ter uma surpresa pela positiva!