Ecommerce: migrar do Offline para o Online

desenho de carrinho de compras

Antes da explosão da tecnologia digital, a melhor maneira de expandir o alcance da sua marca era abrir várias lojas físicas. Felizmente, hoje existem novas opções para dimensionar o seu negócio.

Se a sua receita atingiu novos limites ou se quer apenas procurar uma maneira de alcançar novos clientes para além do físico, está na altura de pensar em fazer a transição para o mercado de comércio eletrônico (ou ecommerce). Aqui pode encontrar o que precisa saber para migrar o seu negócio de offline para online

Três razões pelas quais deve partir para o online

  1. Obter vantagem competitiva: ter uma presença física e online oferece à sua marca uma vantagem distinta sobre os seus concorrentes. A maioria das pessoas preferem fazer comprar online, mas também existem aqueles que preferem comprar numa loja. Ao oferecer experiências de compras na loja e online, você pode expandir o seu alcance e fornecer uma experiência multi channel que posicionará a sua empresa para obter sucesso a longo prazo em relação à concorrência.
  2. Impulsionar as compras na loja física com a navegação online: provavelmente não é uma grande surpresa que os seus clientes utilizam smartphones para comprar produtos online. O que pode surpreender é que cerca de metade deles visitará a sua loja física dentro de um dia depois de fazer uma pesquisa local pela sua marca ou produtos online. O funil de vendas tornou-se mais complexo, pois os consumidores agora têm a opção de visualizar e pesquisar produtos online antes de fazer uma compra na loja. Embora seja verdade que uma percentagem das vendas ocorre em um espaço físico, os consumidores também podem ser persuadidos a fazer uma compra online com uma campanha de e-mail inteligente ou engajamento nas redes sociais. Ao lançar um espaço ecommerce, pode assim aumentar a receita da sua loja física e cobrir todas as bases.
  3. Expandir o alcance da sua marca: as empresas de sucesso estão sempre à procura de novas maneiras de impulsionar as vendas e aumentar a sua identidade de marca. A sua loja física só pode atingir o seu público-alvo em uma localização geográfica específica. Compare isso com os milhões – senão bilhões – de consumidores que podem acessar a sua loja online.

Saiba 10 motivos mais para ter e-commerce no seu website.

Como começar uma loja online?

Está pronto para capitalizar a ascensão do ecommerce? Aqui estão 5 maneiras de começar o caminho para o sucesso:

  1. Crie uma lista de e-mails: se não possui uma lista de e-mails, comece a criar uma antes de iniciar a sua loja online. Aproveite a sua base de clientes existente da loja, oferecendo-lhes incentivos em troca do endereço de e-mail. Depois de ter uma lista de tamanho decente, pode começar a criar “buzz” com o lançamento da sua loja online.
  2. Promova a sua loja nas redes sociais: não se esqueça de promover o lançamento da sua loja online nas diferentes redes sociais. Ofereça promoções especiais para a sua grande inauguração e aproveite o poder do vídeo ao vivo para criar “buzz”. Não há vergonha em pedir aos seus clientes para compartilhem os seus posts! É bom usar todas as oportunidades necessárias para divulgar a sua nova loja online. (Leia: Guia prático: como vender no Instagram)
  3. Escolha a plataforma de ecommerce certa: uma das decisões mais difíceis que um empresário deve tomar é determinar qual a plataforma de e-commerce que poderá corresponder melhor às suas necessidades e da sua loja.
  4. Reavaliar o seu público-alvo: como empresário experiente, provavelmente já pesquisou o seu público-alvo antes de abrir a sua loja física. Deve fazer este exercício novamente antes de iniciar a sua loja online. Reserve algum tempo para aprender mais sobre a sua demografia, tipo de público e o cenário dos concorrentes antes de dar o salto no mundo do e-commerce. Depois de descobrir novos mercados, pode criar personas de clientes adicionais que ajudarão a moldar as suas futuras campanhas de marketing.
  5. Implemente uma estratégia de marketing: o éxito do seu ecommerce vai depender muito da sua estratégia de marketing, se não é a sua especialidade ou se tem dúvidas, contacte agências de marketing digital e peça orçamentos, é necessário implementar uma sólida estratégia de marketing digital. Sem uma direção clara, pode colocar a sua loja online em risco. A criação de uma estratégia de marketing digital não acontece da noite para o dia, por isso comece a trabalhar nisso algum tempo antes do lançamento. Quando a sua loja online estiver em funcionamento, as suas estratégias de marketing continuarão sendo fundamentais para encontrar e reter clientes.

Comece por criar uma estratégia de ecommerce que possa ser usada para informar o desenvolvimento de um site que reflita os valores da sua marca e que seja otimizado para a conversão. Não se esqueça de estabelecer um plano para manter o seu impulso e manter as vendas de ecommerce em andamento.

Apostar no E-Commerce

A transição do offline para o online pode parecer assustadora, mas lembre-se de que já fez a parte mais difícil: criar uma marca e produtos que as pessoas adoram.

A transição para o ecommerce vai ao encontro do que os seus clientes gostam do offline para atrair um novo público do online.

Se acha que precisa de ajuda nesta fase de transição, peça um orçamento gratuito às agências de marketing digital.

Saiba a nossa solução clicando no link abaixo.