Como o data marketing pode beneficiar a uma agência?

homem e mulher no escritorio

Cada vez mais, a tendência é o aumento do investimento de tempo e dinheiro online. Este fator, torna a adoção de estratégias de Marketing baseadas em Dados e em factos quantificáveis mais vital que nunca.

O que é o Data Driven Marketing?

O Data Driven Marketing, ou Marketing baseado/conduzido por dados é o conjunto de táticas e técnicas baseadas na recolha, tratamento e análise de grandes quantidades de dados obtidos através de interações da marca com os consumidores

Estes dados permitem-te perceber melhor os comportamentos, preferências e motivações dos clientes e desenvolver planos de marketing eficazes. Graças a estes dados, poderás ser capaz de prever os teus objetivos e ações futuras de marketing, bem como desenvolver estratégias personalizadas que potencializam o ROI (Return On Investment), já que te permitem prever as necessidades, decisões e comportamentos futuros dos consumidores. 

Os dados representam uma parte essencial no crescimento de uma agência de marketing digital, já que constituem a base da tomada de decisões. 

Sabias que...

  • as empresas que aplicam o Data-Driven Marketing são seis vezes mais prováveis de permanecer lucrativas ano após ano?

Importância do Marketing baseado em dados

O Marketing conduzido por dados dá-te acesso a insights concretos sobre as tuas atividades de marketing. 

Através destes dados, passas a ter informações acerca dos hábitos e da interação dos utilizadores com o teu website. Estes dados permitem-te:

  1. Saber o que é que funciona e o que não funciona, permitindo-te adaptar as mensagens e conteúdos. 
  2. Avaliar de forma imparcial e exata as tuas táticas, estratégias e campanhas de Marketing. 
  3. Saber que tipo de conteúdo deves comunicar, em que canais e quando. Vais estar a poupar tempo e dinheiro, deixando de investir em táticas pobres e que sabes que não funcionam para o teu público-alvo. 
  4. Saber onde os teus clientes estão – através da automação de marketing e de ferramentas analíticas, podes saber através de que canal é que os utilizadores chegaram ao teu website ou loja, que redes sociais é que frequentam, a que horas e a que dias mais frequentam. Sabendo isto, podes adaptar as tuas campanhas e comunicação. 
  5. Perceber as necessidades e desejos dos consumidores, melhorando a sua perceção em relação à tua marca e a experiência do consumidor. Estas estratégias conduzem a um engagement segmentado elevado e a melhores taxas de conversão

Importância de uma Agência de Marketing que se baseia nos dados

Estas agências têm acesso tanto ao conhecimento como às ferramentas necessárias para usar os dados de forma eficaz. Ao trabalhares com uma Agência de Marketing vais poder tirar vantagem do acesso a todas as ferramentas e da experiência necessárias com os Big Data. Esta parceria também significa que vais poder focar-te nas operações diárias do teu negócio, sem teres que investir tempo e dinheiro na aprendizagem de todas estas técnicas e ferramentas.

11 Benefícios do Data-Driven Marketing

O Data Driven Marketing garante-te acesso a dados e informação específica acerca dos teus clientes e do teu público-alvo – como os seus interesses, necessidades, estilo de vida, atividade online, pain points e canais que utilizam e que não utilizam. Basicamente, permite-te conhecer os teus clientes atuais e potenciais a um nível mais profundo. Estas informações trazem-te vários benefícios, tornando as tuas estratégias de Marketing mais eficientes a nível de tempo e de custos. Podes: 

  1. Criar campanhas personalizadas e altamente segmentadas
  2. Comunicar de forma mais consistente 
  3. Utilizar os recursos de forma eficiente
  4. Segmentar a tua audiência 
  5. Conhecer os teus consumidores de antemão – podes ter acesso a dados sobre os teus consumidores antes ainda de estes conhecerem a tua marca ou terem contacto com o teu conteúdo.
  6. Melhorar o Desenvolvimento de Produto – passas a ser capaz de adaptar o valor e as características do teu produto consoante as informações que tens, aumentando a probabilidade de sucesso. 
  7. Aumentar a personalização do Marketing 
  8. Melhorar a Experiência do Consumidor 
  9. Aumentar as oportunidades de cross-selling e de up-selling – Passas a conseguir movimentar os clientes potenciais ao longo do funil de vendas de forma mais rápida e eficiente a nível de custos.
  10. Aumento das Receitas e do ROI 
  11. Adotar a Automação de Marketing mais facilmente – com a ajuda das ferramentas certas de automação de marketing, podes transformar os insights e os dados a que tens acesso através do Data Driven Marketing em fluxos de trabalho e tarefas de marketing.

 

64% dos profissionais de marketing concordam que o uso de estratégias de Marketing baseadas em dados é crucial para o sucesso de uma empresa na economia moderna.

 

A adoção destas técnicas e táticas de marketing oferecem-te uma enorme especificidade, aumentando o Retorno do Investimento e o sucesso geral das campanhas de Marketing, tornando todos os esforços mais eficientes e eficazes.

Como criar uma Estratégia de Data Marketing?

O planeamento de uma estratégia de Marketing baseado em dados requer tempo e energia. Existem alguns pontos que podes ter por base quando fores criar a tua estratégia de Marketing baseada em Dados:

  1. Define objetivos de Marketing realistas – começa por definir um número limitado de objetivos, para que consigas determinar os dados que precisas de analisar e definir os Key Performance Indicators que interessam. Lembra-te de olhar para os dados de uma perspetiva mais geral: mesmo que alguns pontos de dados não te pareçam tão positivos, o sucesso geral do negócio é o mais importante. Se tiveres algumas campanhas digitais, determina o seu sucesso para que possas criar uma base para usares posteriormente. Por fim, alinha os teus objetivos de negócio e de marketing com os recursos que tens disponíveis. 
  2. Recolhe dados – Depois de iniciares as tuas atividades de marketing, deves recolher dados.
  3. Avalia e Refina – A avaliação do impacto dos resultados é essencial. Os teus clientes têm necessidades únicas que requerem uma estratégia à medida e só consegues saber o que resulta melhor se tiveres atenção aos seus comportamentos. Lembra-te de testar conteúdos em pequena escala e de não descartar o que está a trazer bons resultados. Por fim, remove todas as barreiras que possas ter para a compra – analisa bem todos os passos e verifica se não podem existir pontos em que os teus consumidores considerem existir barreiras – simplifica e remove os obstáculos que possam abrandar ou limitar as tuas vendas. 

Os KPIs mais comuns e como estes se relacionam aos dados

Os KPIs (Key Performance Indicators) são Indicadores Chave de Sucesso que medem a performance do teu negócio em relação a um objetivo específico. Permitem-te medir o sucesso do teu negócio a curto e a longo prazo. No marketing digital, são usados para garantir o crescimento do negócio e para verificar a evolução do envolvimento, alcance e autoridade de marca. 

Antes de começares a medir os KPI’s do teu negócio, é importante que definas objetivos – tanto de negócio como de marketing. Alguns dos objetivos mais comuns de marketing digital passam por: Aumentar a lealdade do consumidor, aumentar a taxa de retenção, melhorar a satisfação e a experiência do consumidor, reduzir a taxa de abandono do website, aumentar a taxa de cliques, aumentar as compras, entre outros. Os KPI’s vão ajudar-te a acompanhar a evolução dos teus objetivos.

Os indicadores mais usados em marketing digital e aos quais podes querer prestar atenção são:

    • Visitantes únicos
    • Taxa de abandono
    • Click Through Rate
    • Conversões
    • Custo por Aquisição
    • Custo por Oportunidade 
    • Receitas
    • Envolvimento nas Redes Sociais

Todas as grandes marcas usam dados para entender os seus consumidores. Através dos dados, podes ver como é que os consumidores interagem com os teus conteúdos e que tipo de conteúdos preferem.

A automação de KPIs permite melhorar a eficiência da empresa. Descobre os 4 KPI que podes automatizar.

Como usar o Data Driven Marketing para fazer crescer o teu negócio

Embora baseado em dados numéricos, é importante que tenhas em conta que o Marketing baseado em dados se foca nas pessoas, já que todas as decisões que são tomadas têm o objetivo de melhorar a experiência do consumidor, a sua interação com os conteúdos e com a marca e influenciar o seu comportamento. 

Faz questão de tirar proveito dos dados, mas garante que as mudanças que queres implementar fazem sentido a um nível mais humano. 

O Marketing baseado nos dados pode conduzir o teu negócio em direção ao nível seguinte de visibilidade e de lucratividade, permitindo-te melhorar os teus relacionamentos com clientes, aumentar as conversões e impulsionar a receita. 

7 formas de criar uma Cultura Conduzida por Dados

1. Envolve toda a equipa nos dados

Não é só a equipa de marketing que precisa de dados – todos os membros da empresa devem ter acesso.

2. Usa as ferramentas analíticas certas

A tecnologia é essencial se quiseres usar os dados de forma efetiva. Garante que tens acesso a ferramentas analíticas efetivas.

3. Treina as tuas equipas

Deves ensinar os membros a interpretar os números e a usar as ferramentas analíticas e de CRM. 

4. Define o que queres medir

Vais ter acesso a um grande volume de dados, por isso é importante que definas os teus esforços de Marketing e que te foques nos KPI’s que são importantes para gerar e medir resultados. As métricas que deves medir dependem dos teus objetivos e dos teus clientes.

5. Evita silos de dados

Os silos de dados são grupos de dados em cru que estão disponíveis apenas para um departamento da empresa. Estes resultam em falta de transparência, de eficiência e de confiança dentro da organização. Para contrariares isto, deves garantir que todos têm acesso aos números.

6. Define KPI’s e públicos-alvo

Deves definir estes fatores para que possas medir a performance e manter o foco nas coisas que mostram mais resultados. 

7. Usa os dados

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas investem em fontes de dados e em ferramentas analíticas e depois não usam as estatísticas.

Otimização de Processos

Graças a uma abordagem de marketing baseada em dados, passas a conseguir segmentar a audiência correta, captar a sua atenção e oferecer-lhes o que querem na altura certa, o que conduz a um Retorno do Investimento superior.

Com as ferramentas analíticas certas, podes identificar onde queres alocar o orçamento de marketing, já que tens dados sobre que campanhas tiveram melhor impacto na notoriedade da marca ou nas conversões. Em suma, podes alocar os teus orçamentos de forma informada e eficaz. 

Para além disso, através dos dados aos quais tens acesso, consegues perceber os copys, visuais, criativos e conteúdos que resultam melhor para a tua audiência. Ou seja, és capaz de comunicar a mensagem certa, na altura certa. 

Uma estratégia eficaz de Marketing com base em Dados permite que aprendas através dos dados e que, através destes, melhores os teus esforços de marketing de forma contínua.