Falar de ter um website quase que parece um dado adquirido. Mas a pandemia veio acelerar uma transformação digital de negócios que até ao dia de hoje não estavam preparados para a mesma – aliás, fez-se em apenas um ano o que normalmente se faria em 10.
Uma das grandes tendências durante o ano de 2019/2020, foi a criação de sites para e-commerce ou site de comércio eletrónico. Por isso, a transformação digital é mais que ir para as redes sociais. Para vender, é importante perceber as vantagens de ter um Website para além de uma página de Facebook ou Instagram. Ou seja, tentar diversificar o máximo possível e não colocar “todos os ovos no mesmo cesto”. Portanto, é importante manter a sua presença digital uniformizada e o mais diversificada possível.
Assim, decidimos enumerar algumas das vantagens de ter um site profissional:
Embora existam opções com templates gratuitos, esses sites podem criar grandes dores de cabeça ao longo prazo. Criar um site seguro é um investimento, mas o custo ainda continua a ser muito menor do que manter uma loja física. Um website requer um custo de manutenção para garantir que se encontre atualizado ao que faz atualmente.
Mais que um site, é preciso compreender que tipo de site faz sentido… Para além de ter um website, há também um conjunto de escolhas para fazer acerca do mesmo, nomeadamente que site faz sentido para o seu negócio. Aproveitamos assim para referir alguns exemplos:
Uma landing page é um website de página única, ou seja, não apresenta uma disposição de páginas internas (por exemplo, um blog) e tem toda a informação numa única página. Se está a vender um serviço ou até um serviço muito direcionado, um site com uma página deverá ser suficiente. Por exemplo, venda de serviços de arranjos de esquentadores (https://sos-esquentadores.pt/)
Procure um website que tenha espaço para crescer, explicar como trabalha e até criar alguns conteúdos de uma forma semanal. Um website com blog é o indicado para si. Sendo que tem todas as funcionalidades e pode ainda criar novas dinâmicas com o utilizador, nomeadamente a criação de conteúdo. Por exemplo, uma associação que cria conteúdos de uma forma regular (https://algarve.escutismo.pt/)
O seu negócio tem vários produtos e quer focar nas suas vendas. Quer ainda ter todos os pagamentos digitais e começar a transformar o seu negócio numa loja online. Por exemplo, uma loja de eletrónica que vende para toda a península ibérica (https://lowetronics.com/)
Leia também: O que é E-Commerce e porquê não se fala de outra coisa?
Resumindo, transformar o seu negócio em digital é algo que faz sentido para aumentar o número de vendas. Será uma questão de compreender melhor que tipo de site faz mais sentido para si. Ou até começar em algo mais simples e ir adaptando à medida que o seu negócio cresce.