Como anunciar no TikTok - Guia de 3 minutos

vender no tiktok

Com 500 milhões de utilizadores ativos no mundo todo, o TikTok é o sonho de qualquer lojista que quer expandir o alcance da loja, conquistar um novo público e fidelizar clientes que já compraram ao menos uma vez.

Foi a app mais baixada do mundo em 2020 e ainda hoje existem pessoas que não sabem o que é esta aplicação e muitas se questionam o porquê de ela ser tão popular.

Sabes o que é TikTok? Ou nunca nem ouviste falar?

O que é o Tiktok?

O TikTok (iOS/Android) é uma ferramenta para a partilha de vídeos curtos, de 15 a 60 segundos, que oferece amplos recursos para editá-los. É possível incluir filtros, legendas, música de fundo, gifs, fazer cortes e usar a criatividade. Como no Instagram e no Twitter, podemos seguir o perfil de outras pessoas e interagir, curtindo as publicações, fazendo comentários e até partilhando no WhatsApp.

Antes de começarmos a discutir os recursos do app, precisamos falar de onde o TikTok surgiu – e como ele chegou à cobiçada posição da rede social mais descarregada do mundo no ano de 2020.

Como surgiu o Tiktok?

O TikTok é propriedade da ByteMedia, que em 2016 havia lançado uma versão chinesa da app, chamada Douyin. Um ano mais tarde, a marca lançou um novo app com o mesmo software do Doyuin – o TikTok.

Pouco tempo depois, a ByteMedia comprou o app Musical.ly, que permitia criar vídeos a partir de músicas famosas; em agosto de 2018, a marca combinou o TikTok com o Musical.ly, e não demorou muito até o novo app caísse no gosto da internet.

Um fator que pode explicar o crescimento repentino do TikTok é o fato de que a plataforma se transformou num espaço para novos talentos: músicos e bandas que agora criam vídeos na app usando, como música de fundo, uma canção ou melodia autoral.

O sucesso desses artistas independentes é impressionante: o TikTok até já lançou uma espécie de programa de calouros dentro da plataforma, embora o recurso ainda esteja disponível apenas no Japão e na Coreia do Sul.

O potencial da app é a monetização, portanto, é óbvio e não demorou muito até que os gigantes do comércio descobrissem isso.

Em setembro de 2019, a NFL firmou uma parceria de longo prazo com o TikTok para partilhar destaques e outros conteúdos exclusivos dos jogos com os usuários do app; na mesma época, algumas celebridades do mundo real, como o Will Smith e a banda de K-pop BTS, começaram a estabelecer perfis de sucesso na plataforma.

Como vender no Tiktok?

Com pouco mais de dois anos de funcionamento, o TikTok ainda não é um canal de vendas como o Instagram – e isso significa que ainda há espaço para modificações que podem alterar totalmente as campanhas de marketing de uma loja. (Aprende a vender no Instagram neste guia prático.)

Por agora, se tens uma marca, podes usar TikTok de 4 formas diferentes:

1. Criar um perfil

Se não tens um orçamento muito folgado, a melhor estratégia a seguir é criar um perfil, começar a produzir conteúdo e conquistar seguidores.

Só tem um problema: vais precisar de equilibrar na corda bamba que é promover uma marca e ainda por cima conquistar seguidores, já que a grande maioria dos usuários não acessa o TikTok para assistir anúncios e comerciais – mas sim para consumir conteúdos de qualidade.

2. Anúncios pagos: TikTok Ads Manager

Apesar de ser a opção mais óbvia, investir em anúncios pagos dentro do TikTok não é tão simples quanto parece – até porque o recurso ainda não está disponível em todos os países (e, naqueles que está, possui um valor um pouco salgado). A verdade é que é possível vender no TikTok e até escolher a nossa audiência um bocadinho à semelhança das outras plataformas.

Os anúncios podem ser exibidos de diversas formas:

  • Anúncios de pré-rolagem: vídeos que são exibidos assim que o usuário abre a app;
  • Anúncios no feed: vídeos que são exibidos ao longo da navegação;
  • Desafios e concursos com hashtags: vídeos que incentivam os usuários da app a enviarem conteúdos próprios com o hashtag da marca;
  • Filtros exclusivos: um filtro exclusivo para os utilizadores, similar aos que vemos no Snapchat e no Instagram, mas com informações específicas da marca.

Anuncias no Facebook? Descobre 14 erros que estás a cometer no Facebook Ads e não sabias

3. Influenciadores Digitais

Influenciadores Digitais ou Tiktokers como eles gostam de se chamar, pode ser uma boa solução para lojistas que não querem gastar rios de dinheiro com a publicidade paga da plataforma e também não querem criar os seus próprios vídeos do TikTok.

O marketing de influência, como sabemos, se firmou como uma das melhores estratégias de publicidade nas redes sociais, e atualmente é o queridinho até mesmo das grandes marcas.

Mas, diferente do que acontece nos Stories do Instagram, as campanhas de vídeo do TikTok ainda não possuem integrações diretas com outros canais de compra. Isso significa que vais ter que pedir ao influenciador para incluir o link da tua loja na bio do perfil ou então nos comentários da publicação – algo que pode afetar drasticamente o sucesso da campanha.

Queres vender mais? Conhece o poder da segmentação da audiência para alavancar as vendas.

 

4. Criar vídeos “compráveis” da marca no TikTok

Se já usas o TikTok há algum tempo, provavelmente deves ter escutado o boato de que em breve a plataforma vai lançar o recurso de vídeos “compráveis”, similar ao que existe hoje no Instagram.

Esse recurso de fato existe: já funciona no Doyuin há algum tempo, mas no TikTok, ainda está em fase de testes, e esta a ser utilizado apenas por alguns influenciadores de elite da plataforma.

Tal como no Instagram, onde é possível incluir a opção de deslizar para cima nos Stories, o recurso do TikTok vai possibilitar a inclusão de URLs nos vídeos; dessa forma, o utilizador só vai precisar clicar no link para ser automaticamente redirecionado.

Qualquer que seja a estratégia escolhida, no entanto, é importante lembrar do seguinte:

A maioria dos utilizadores do TikTok cresceu com a internet, o que significa que eles são também mais exigentes com o tipo de conteúdo que consomem. As novas gerações não querem saber de anúncios tradicionais com uma mensagem simplista: elas querem algo que corresponda com o estilo de vida que levam, criativos e com os valores que carregam.

Entra na onda e começa hoje a anunciar no TikTok. Não sabes como? Fala connosco

Sabias que podes utilizar Whatsapp como plataforma de vendas? Descobre 10 dicas simples e eficazes para vender no WhatsApp